Como aliviar a TPM: Especialistas dão dicas de atitudes diárias que podem melhorar sua TPM

09/ABR

Pelo menos durante uma semana por mês, todas as mulheres têm uma desculpa para agir como uma louca. Mas quem sofre com a TPM sabe que a situação não é tão engraçada quanto parece.


Hormônios enlouquecidos, inchaços no corpo, mudanças drásticas e repentinas de humor, e cólicas são alguns dos sintomas de quem sofre com a tensão pré-menstrual. "É importante levar em consideração que se trata de um quadro cíclico e que deve se repetir por ao menos 3 meses para ser classificada como TPM. É mais comum nos 5 a 10 dias que antecedem a menstruação", explica a ginecologista Viviane Monteiro.


Então, para quem sofre com o problema, conversamos com especialistas que afirmaram: com algumas pequenas mudanças na rotina, é possível aliviar a intensidade dos períodos que antecedem o ciclo menstrual. "Devemos comer alimentos que ajudam no aumento da produção de serotonina, o hormônio do bem estar e do prazer. Esse hormônio diminui na segunda metade do ciclo menstrual", conta Amanda Carbonelli, nutricionista e personal-diet da Clínica ICS Doctor.


"Os grandes vilões da TPM são os alimentos ricos em açúcar e gordura, além do álcool, sal e cafeína", alerta a nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla. "É preciso priorizar a ingestão de alguns nutrientes e evitar outros. Indícios como nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período, são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo", completa ela.


Juntando as dicas de todas essas especialistas, criamos uma listinha de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas que ajudam a controlar a nossa loucura mensal que leva qualquer um ao nosso redor à insanidade. "Se bem nutridas, teremos um ciclo menstrual mais calmo e saudavél!", afirma Amanda.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixar comentário