Como engatar uma conversa com seu filho pequeno

27/NOV

Você pode falar sobre qualquer coisa, engraçada ou séria com seu filho; logo ele estará batendo o maior papo, e essa também é uma maneira de fortalecer o vínculo entre pais e filhos.


Leia a seguir algumas dicas para fazer seu filho falar:


1 -Deixe-o ler para você


Depois de ler Os Três Porquinhos pela centésima vez, não se surpreenda se seu filho tiver decorado toda a história. Está aí uma chance de fazê-lo virar o contador da história.


Comece a leitura e faça algumas pausas para que ele possa completar. Se precisar, você pode ajudá-lo com as palavras. A cada leitura, pare em um ponto diferente do livro, assim ele poderá ir se acostumando com a pronúncia de diversas palavras.


2 - Inclua-o nas conversas em família


Crianças pequenas escutam muito e também podem falar muito. Ou seja, não pense que ela não está prestando atenção ao papo dos adultos. Seu filho entende mais do que você imagina.


3 - Brinque com as palavras


Falar é bem mais divertido quando vira brincadeira. Para os pequeninos, experimente conversas simples. Por exemplo, quando estiver em um lugar novo - uma lanchonete, uma lojinha, um parque - aponte para um objeto e pergunte o que é.


Comece com coisas que você sabe que ele já conhece, como um biscoito ou um gato, e de vez em quando introduza uma palavra nova. Se ele não souber o que é um determinado objeto, cochiche a reposta e deixe-o falar bem alto. Não se esqueça de explicar o que é esse objeto e como ele funciona.


Se seu filho ainda não fala tanto, ajude-o com algumas perguntas, como: "Você acha que o cachorrinho fugiu?", "Para onde você acha que ele foi?", ou "Quem veio com ele?".


Essa técnica funciona bem também quando vocês estão assistindo a algum filme ou desenho animado.


4 - Deixe-o falar ao telefone 


A maioria das crianças é fascinada por telefones antes mesmo de conseguir falar. Aproveite isso para estimular seu filho a falar. Estimule a criança a tentar conversar com amigos e parentes. São boas as chances de ela tentar falar. Experimente fazer isso também sem a ajuda da imagem. 


5 - Relembre o dia 


Para uma criança pequena, todo dia é uma aventura. Ir ao supermercado, lavar o carro ou pegar um ônibus podem ser bons temas para conversas. Todas as noites, antes de dormir, incentive seu filho a lembrar como foi o dia. 


Preste atenção para fazer perguntas que façam a criança falar mais do que apenas "sim" ou "não". Em vez de "Foi legal na escola hoje?", pergunte "Qual foi a brincadeira mais legal na escola hoje? E a mais chata?"


5 - Aproveite a câmera 


A maioria das crianças adora se mostrar para a câmera. Aproveite para deixá-la se desinibir. 


Se seu filho gosta muito de uma música ou versinho, diga para ele cantar ou declamar. Ou faça perguntas, no estilo de uma entrevista na TV. Incentive-o a contar uma história ou mostrar alguma coisa.

Fonte: https://brasil.babycenter.com/a3400446/como-engatar-uma-conversa-com-seu-filho-pequeno#ixzz4zXXPRd00

Deixar comentário