Conheça 7 mitos e verdades sobre adiar a gestação

29/SET

A gestação é um período bastante delicado na vida de todas as futuras mamães e requer preparação e cuidados. Por isso, muitas mulheres preferem deixar a gravidez para mais tarde, após os 30 ou 35 anos, quando estão mais estabilizadas profissionalmente ou até mesmo na vida pessoal. No entanto, existem muitas dúvidas e tabus sobre a escolha de engravidar mais tarde. A ginecologista de São Paulo, Maria Elisa Noriler, listou 7 mitos e verdades sobre adiar a gestação. Confira:


1 - Mulheres acima de 40 anos têm mais dificuldade para engravidar.
VERDADE: As dificuldades para engravidar espontaneamente aumentam, já que implicam em outros aspectos importantes como a hipertensão arterial e diabetes.


2 - A melhor maneira de engravidar é espontaneamente
MITO: Muitas mulheres podem fazer o congelamento dos óvulos até o momento que optarem por engravidar.


3 - Em épocas de epidemia, como o surto do Zika Vírus, é melhor esperar para engravidar
VERDADE: Em determinados casos, o melhor é esperar, já que continuar com o plano de engravidar pode trazer consequências ao bebê.


4 - O momento ideal, biologicamente, para a gestação está entre os 20 e 30 anos
VERDADE: Por questões anatômicas, hormonais, emocionais e funcionais. Porém, segundo a especialista o segredo para o sucesso, independente da faixa etária, é o acompanhamento com um ginecologista antes de engravidar.


5 - Mulheres mais velhas terão mais chances de engravidar espontaneamente se adotarem um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada
VERDADE: Alguns fatores como praticar atividade física, não fumar, ingerir bebidas alcoólicas moderadamente e realizar exames anuais de prevenção ginecológica, podem intensificar as chances de gravidez espontânea.


6 - Usar pílula anticoncepcional por muito tempo faz com que a mulher fique estéril
MITO: A pílula bloqueia o eixo que coordena a ovulação. Se a mulher parar de ingerir o hormônio esse eixo volta ao normal, igualmente a ovulação.


7 - A gravidez após os 40 anos apresenta mais riscos de casos de aborto e de mal-formação fetal, além de aumentar a chance de o bebê nascer com a síndrome de Down
VERDADE: No entanto, isso não é uma regra geral. Ações como fazer um bom pré-natal e seguir todos os cuidados recomendados durante a gestação podem resultar numa gravidez tranquila.


Fonte: Mulher Com saúde

Fonte: http://mulhercomsaude.com.br/saude-da-mulher/conheca-7-mitos-e-verdades-de-adiar-gestacao/

Deixar comentário