Fases do ciclo menstrual e seus sintomas

22/JUL

Saber o que acontece com o corpo durante cada etapa do ciclo menstrual é importante não só para entender como o organismo funciona, mas também para identificar todas as mudanças que acontecem e usar essa informação como uma aliada a mais na prevenção da gravidez indesejada.


O ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias, sendo que o início da contagem acontece no primeiro dia de menstruação. 


1ª fase – Preparo para o período fértil


É iniciada uma semana após o início da menstruação. Nesta fase, é desenvolvido o óvulo, que posteriormente será liberado pelo ovário.


Aqui, ocorre a secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. Ela pode notar a vagina um pouco mais lubrificada e aumento da libido.


2ª fase – Período fértil e ovulação


O período fértil dura, em média, quatro dias, começando cerca de dois dias antes da ovulação e terminando dois dias depois. O dia da ovulação varia em cada mulher. Ele é mais fácil de ser calculado quando o ciclo menstrual é regular.


Sintomas característicos desta etapa são aumento de libido e lubrificação da vagina, que vem acompanhada de uma secreção com aspecto de clara de ovo. Algumas mulheres reportam dor na região pélvica, que ocorre por conta de liberação do óvulo.


3ª fase – Período pós-ovulação


Ocorre na terceira semana do ciclo menstrual. É muito comum a mulher sentir os seios sensíveis, notar inchaço e apresentar prisão de ventre e cansaço.


Para reduzir o incômodo, a recomendação da médica é praticar exercícios físicos, manter a alimentação balanceada e beber bastante líquido.


4ª fase – TPM


A temida tensão pré-menstrual é a realidade de 80% das mulheres. Segundo explica Dra. Erica, ela geralmente ocorre na quarta semana do ciclo, quando o nível de progesterona está muito alto.


Os sintomas da terceira fase são agravados, e ainda há alteração de humor, tristeza, irritação, ansiedade, agressividade e felicidade.


5ª fase – Menstruação


Por fim, ocorre a menstruação, que marca o início do próximo ciclo. Ela pode durar de dois a sete dias. O principal sintoma desta etapa são as cólicas, cuja intensidade varia muito a cada caso, assim como o fluxo de sangue.


Os analgésicos podem amenizar as dores. Se o fluxo for muito intenso, agende uma consulta, pois isso pode significar alterações hormonais, miomas ou pólipos.

Fonte:

Deixar comentário