Câncer de Ovário, você conhece os sintomas?

14/ABR

Entre todos os tipos de cânceres em mulheres, o câncer de ovário é o que tem a taxa de sobrevivência mais baixa.


Sendo diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo, o câncer de ovário é responsável por 140.000 óbitos por ano. Os dados estatísticos indicam que apenas 45% das mulheres com câncer de ovário têm probabilidades de sobreviver por cinco anos, em comparação com 89% das mulheres com câncer de mama.


Câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. Sua causa está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. O principal fator de risco é o histórico familiar (cerca de 10% dos casos). Câncer de ovário pode atingir mulheres em qualquer idade, porém, com mais frequente depois dos 40 anos.


EXISTEM 3 TIPOS DE TUMORES:


- Tumores epiteliais: começam na fina camada de tecido que cobre o lado de fora dos ovários. Cerca de 90% dos casos são tumores epiteliais


- Tumores do estroma: começam no tecido ovariano, que contém células produtoras de hormônios. Os tumores de estroma são diagnosticados, normalmente, em um estágio mais inicial do que outros tumores ovarianos.


- Tumores de células germinativas: começam nas células produtoras de óvulos. Este é um tipo raro e ocorre, normalmente, em mulheres mais jovens.


4 FATOS QUE TODAS DEVEM SABER


1- Todas as mulheres correm o perigo de ter câncer de ovário.


2-  O conhecimento sobre os sinais e sintomas do câncer de ovário poderá permitir que as mulheres recebam um diagnóstico antecipado e que a doença seja tratada mais facilmente


Se uma mulher sentir com frequência alguns dos sintomas abaixo, é importante falar com seu médico:


- Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)


- Dificuldade de comer / sensação de plenitude


- Dor abdominal ou pélvica


- Necessidade urgente e frequente de urinar


Se bem que tais sintomas estejam muitas vezes associados com outros problemas mais correntes e menos graves, será sempre melhor investigá-los.


3- O diagnóstico na fase inicial aumenta bastante a probabilidade de sobrevivência da mulher.


4- O câncer de ovário é muitas vezes diagnosticado em fase tardia.


O câncer de ovário é frequentemente diagnosticado quando já está em fase avançada. Muitas vezes, as mulheres também adiam o momento de procurar ajuda porque pensam que os sintomas são causados pelo período mensal, a menopausa ou algum alimento, ficando confundidas com outros achaques digestivos e correntes. Muitas vezes, os médicos também suspeitam inicialmente que os sintomas apresentados têm causas menos graves. Todavia, a frequência dos sintomas deverá ajudá-los a levar em consideração o câncer de ovário. Por isso, é útil fazer um diário dos sintomas.

Fonte: www.espacodevida.org.br

Deixar comentário