Você sabe como evitar infecção urinária?

04/NOV

Ela já fez vítima quase 50% das mulheres adultas, então, mesmo que você nunca tenha sofrido um episódio de infecção urinária, certamente conhece alguém que se encaixa nesse perfil.


O problema tem como sintomas clássicos, ardência e dor na hora de urinar, além de urgência frequente para ir ao banheiro. Embora não seja uma doença exclusivamente feminina, afeta muito mais esse público. "Isso acontece por razões anatômicas, já que a uretra feminina é mais curta que a do homem, facilitando a ascensão de bactérias até a bexiga", explica a ginecologista Maria Rita de Souza Mesquita, diretora da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP).


Com tantas pessoas afetadas pela infecção urinária, surgiram inúmeras recomendações de como se prevenir do problema, mas, muitas vezes, a mulher se vê diante de informações contraditórias. Para esclarecê-las, veja abaixo medidas que podem prevenir esse incômodo: 


- Beba muito líquido, especialmente água;


- Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário;


- Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. Beba muita água para ajudar a diluir a urina também;


- Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro;


- Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina. Como regra geral, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital;


- Evite usar calças muito apertadas;


- Use calcinha e meia calça de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.


 

Fonte: www.minhavida.com.br

Deixar comentário